Zamm Imoveis Campinas – Varanda gourmet: o que pode conter em uma

Confira o que se pode colocar em uma varanda gourmet e como isso pode melhorar suas experiências de lazer em casa!

Se você acompanha as últimas tendências da arquitetura e da decoração, já deve ter ouvido falar na famosa varanda gourmet. Inicialmente um conceito da moda, hoje é um espaço que se insere em diversas residências como uma extensão das áreas de convívio e lazer.

Ficou curioso para saber mais? Acompanhe o post e conheça os principais elementos que podem estar contidos nesse tipo de projeto!

Características e elementos da varanda gourmet

Embora tenha origem na gastronomia, o termo “gourmet” se associa a tudo que tem um toque extra de requinte e sofisticação. É por isso que nas varandas a palavra passou a ser usada para definir uma área mais completa que os espaços de lazer tradicionais.

Diferente das varandas comuns, a modalidade gourmet é aquela projetada com objetos e elementos que costumam ficar em outros cômodos da casa, especialmente na sala e cozinha. A presença desses elementos (móveis, eletrodomésticos, plantas, aparelhos e objetos decorativos) na varanda gourmet é o que a torna única, bonita e funcional.

Vale destacar que não existe uma regra a ser seguida no projeto desse tipo de varanda. O que importa é que esse novo espaço venha acompanhado de diferenciais que possam atender às necessidades de seus usuários com total praticidade e conforto.

Independentemente de você querer uma nova área para descanso ou para receber amigos e familiares, deve se inspirar em alguns elementos que são essenciais para a composição de uma varanda gourmet. Confira 8 deles:

Churrasqueira

Essa é a estrela de uma varanda gourmet. Além de ser extremamente prática para o preparo de alimentos, a churrasqueira também contribui com a qualidade estética do espaço. Para isso, escolha um material de destaque para revestir toda a superfície que ficará aparente.

Composições no estilo moderno pedem churrasqueiras mais discretas, com acabamento em madeira, azulejo ou pastilhas. Se a varanda tiver uma pegada mais rústica, a dica é apostar no acabamento com pedras naturais e irregulares ou com tijolinho maciço.

Frigobar

Para as pessoas que recebem visita constante de amigos e familiares, oferecer drinks e sucos sempre fresquinhos é essencial. No entanto, não é preciso lotar a geladeira da cozinha com latas, jarras e garrafas de bebidas. Para montar um ambiente de bar, você pode instalar um pequeno frigobar na varanda.

Além de ser compacto e ocupar pouco espaço, esse tipo de eletrodoméstico pode ser encontrado em diversos modelos no mercado. Avalie as opções que variam do design retrô até o contemporâneo e faça sua escolha.

Fogão cooktop

O fogão também é item fundamental em uma varanda gourmet. O modelo cooktop é ideal porque pode ser instalado em uma bancada projetada especialmente para a área disponível. Nessa mesma base, você pode colocar uma pia e obter uma minicozinha para preparar pratos aos seus convidados.

Vale destacar que, mesmo que sua varanda seja ampla e aberta, é fundamental instalar uma coifa acima do fogão. Esse equipamento ajuda a sugar toda a fumaça gerada no cozimento e garante que o ambiente fique livre de odores indesejáveis.

Bancada

Ideal para um apartamento pequeno, a bancada é um elemento que pode servir como base para o preparo de alimentos e bebidas na sua varanda gourmet. Se for utilizada no apoio das refeições, deve vir acompanhada de um conjunto de banquetas altas.

Ainda assim, nada impede que uma varanda grande receba a mesa tradicional com um belo jogo de cadeiras. Independentemente da escolha, não deixe de optar por uma peça com revestimento durável e bonito, como mármore, madeira ou granito.

Poltronas

Nada melhor do que curtir a sua varanda com conforto, certo? Por isso, não hesite em adquirir poltronas para que seus convidados se sintam totalmente acolhidos no espaço. Você pode escolher entre uma variedade de modelos de sofá, chaises, pufes, banquinhos e ninhos de acordo com a área útil disponível.

Se a varanda for muito aberta, o melhor é optar por mobília feita em material sintético para obter o máximo de resistência contra a ação das intempéries. Para trazer mais cor e a sensação de aconchego, abuse das mantas e almofadas sobre os assentos sempre que receber pessoas na sua varanda gourmet.

Piscina

Sim, muitas varandas gourmet abrigam piscina como ponto de destaque da casa. É claro que essa solução exige uma área ampla para não comprometer a circulação das pessoas no espaço.

Se você tem a possibilidade de trazer esse recurso para a varanda, aproveite para dar um toque de charme ao conjunto com bordas em deck e pequenos canteiros com plantas ornamentais. Para quem gosta de descansar perto da água, nada melhor do que apostar em um conjunto de espreguiçadeiras confortáveis.

Televisor

A televisão continua sendo item valioso dentro de uma residência, então por que não incluí-la também na varanda gourmet? O aparelho pode ser instalado diretamente na parede ou ficar sobre uma prateleira alta, de maneira a poupar espaço no local.

Essa mesma prateleira pode ser feita sob medida para abrigar outros acessórios que são utilizados em conjunto com a televisão, como videogame, CDs, DVDs, controle e modem de internet. Para os convidados, todos esses recursos são um convite para a diversão com jogos, cantorias e cinema em casa.

Acessórios

Finalizada a base da sua varanda gourmet, não se esqueça de dar um toque de personalidade ao ambiente. Para isso, selecione quadros, esculturas, obras de arte e outros objetos de seu gosto para decorar as paredes e superfícies existentes.

Você também pode usar espelhos para ampliar visualmente a área disponível e pequenos vasinhos de plantas para dar um toque de verde. A presença de uma lixeira também é importante para garantir que sua varanda fique limpa e organizada por mais tempo.

Se quiser criar nichos personalizados, a dica é investir em painéis vazados como divisórias para modificar o layout da varanda sempre que achar necessário. Com tantas soluções viáveis, tenha certeza de que sua família e convidados ficarão encantados em desfrutar de uma varanda totalmente equipada.

Agora, sinta-se à vontade para buscar os elementos que melhor combinam com o estilo da varanda gourmet e que também atendam ao novo uso do espaço pela família.

Já está pensando na escolha das plantas? Inspire-se com dicas de como fazer uma decoração de jardim sem gastar muito!