Zamm Imoveis Campinas – 20 dicas para limpar a tela da TV

Como você faz para limpar tela LCD? Sabia que a forma errada pode até anular a garantia do equipamento?
Não aguenta mais ver aquelas marcas de dedos na tela da TV – que você nem imagina como foram parar ali? Tem medo de usar algum produto que acabe estragando o LCD? Sabia que determinados produtos podem anular a garantia da sua TV?

Essa é uma dúvida comum na maioria das casas, por isso reunimos as melhores dicas de limpeza para você não prejudicar seu eletroeletrônico. Por isso, quanto menos produtos químicos, melhor. A nossa recomendação, depois de todas as pesquisas que fizemos, é usar apenas água morna ou líquidos específicos.

Veja agora essas 20 dicas para limpar a tela LCD para não danificar seu aparelho nem perder a garantia.

Dicas para limpar tela LCD

1 – Desligue sempre a TV da tomada antes de fazer a limpeza. Além de ser muito mais seguro, com a TV desligada também fica mais fácil visualizar as manchas na tela LCD. Você evita choques e perda da garantia por algum problema elétrico.

2 – Não use produtos derivados de madeira (celulose), como papéis, papel higiênico, lenço de papel ou toalha, por mais finos que pareçam ser. Mesmo assim eles podem riscar a tela.

3 – Para limpar tela LCD use apenas uma flanela ou algum pano suave para retirar as manchas.

4 – Use apenas líquidos especialmente fabricados para limpar tela LCD ou água morninha. No entanto, leia o manual, porque alguns fabricantes não recomendam o uso de líquidos em hipótese alguma.

5 – No caso de usar um desses líquidos para limpar tela LCD, nunca o aplique diretamente sobre a tela, sempre sobre o pano. Por outro lado, ele nunca deve ficar molhado o suficiente para pingar o escorrer o produto, mas apenas umedecido.

6 – Jamais use produtos que contenham álcool ou amoníaco, como os utilizados para a limpeza de vidros. Essas substâncias podem ofuscar a superfície plástica com fissuras praticamente imperceptíveis, mas que escurecem a imagem, prejudicando a sua qualidade.

7 – Se usar um produto líquido, logo após passe a flanela seca para retirar qualquer resíduo.
8 – Outra dica de limpeza é usar o aspirador de pó para limpar tela LCD. Fixe a ponta fina na mangueira, regule o aparelho na potência mais baixa e use a ponteira com muito cuidado para sugar toda a poeira da tela, delicadamente. Mas procure não aproximá-la muito do LCD.

9 – Desligar a TV da tomada também evita manchas causadas pela evaporação do produto líquido por conta do aquecimento da tela quando ligada.

10 – Nunca pressione a tela ao fazer a limpeza. Passe o pano suavemente com movimento leves e circulares para não danificá-la.

11 – Use uma flanela ou pano suave descartável. Pode haver micro-organismos contaminando a tela, e, como é um tipo de sujeira que não pode ser visto a olho nu, você pode acabar levando-a para outro aparelho, prejudicando seu funcionamento.

12 – Só religue a TV quando a tela estiver totalmente seca.

13 – Jamais use: detergentes, desinfetantes, álcool etílico, papéis de qualquer espécie ou de qualquer espessura, produtos químicos com amônia, acetona ou cloro.
14 – Use: flanelas, pincéis de cerdas macias, cotonete, algodão, água morna e produtos próprios para limpar tela LCD.

15 – Verifique se o fabricante da sua TV não disponibiliza um kit para limpar tela LCD com produtos específicos para a marca ou modelo.

16 – Evite o acúmulo de sujeira fazendo a limpeza com frequência.

17 – Use capas protetoras caso o local em que ela fique seja muito exposto à sujeira.

18 – Faça uma solução caseira com detergente e água em um borrifador, na proporção de 1 colher de sobremesa de detergente para 1 litro de água. Apenas borrife levemente na flanela. Essa solução retira a gordura que o pano seco não consegue remover.

19 – Não use água da torneira, porque ela contém minerais que podem deixar manchas. Na hora de limpar tela LCD, use água mineral sem gás.

20 – Se não tiver uma flanela por perto, uma camiseta 100% algodão também pode ser usada para limpar tela LCD.