Zamm Imoveis Campinas – Aprenda a criar aromatizador de ambientes!

Quer aprender a deixar sua casa ainda mais cheirosa e personalizada? Veja como fazer seus próprios aromatizantes
Uma casa cheirosa nos remete a boas lembranças, aconchego e segurança – isso sem falar na sensação de limpeza e bem estar que as melhores fragrâncias proporcionam. O bom é que é possível conseguir o mesmo efeito dos aromatizadores comerciais gastando muito pouco e, o que é melhor, de forma totalmente personalizada.

Para você dar o seu toque especial buscamos dicas para casa que ajudem a tornar seu cantinho ainda mais especial, com aquele perfume gostoso que diz tanto a respeito de você. Afinal, decoração é isso, imprimir nosso estilo por todos os cômodos.

Confira essas dicas de como criar aromatizadores de ambientes que têm tudo a ver com o clima que você quer dar à sua casa.

Dicas de limpeza: descubra a sua forma ideal para fazer aromatizador

Da mesma forma que há uma infinidade de aromas, cada um que combine mais com o seu estilo ou com o seu estado de espírito naquele dia, há também formas variadas de fazer o aromatizador.

Aqui, nós vamos mostrar algumas delas para que você identifique qual mais tem a ver com você. Depois é só escolher a sua fragrância – ou criar a sua própria, personalizando ainda mais seu apartamento.

Aromatizador básico

Use dois copos de água, quatro pacotinhos de gelatina sem sabor, 15 g a 20 g de essência de sua preferência, duas colheres de sopa de sal e corante alimentício para fazer um aromatizador em gel.

Aqueça um copo de água, misture a essência e o corante e desligue assim que levantar fervura. Misture então a gelatina sem sabor e o sal até dissolver completamente. Adicione o segundo copo de água fria e mexa com cuidado. Despeje o líquido em um ou mais potinhos de vidro e deixe esfriar para endurecer.

Ele também pode ser feito com 100 ml de água, 200 ml de álcool de cereais e essência ou óleo essencial. Você escolhe o aroma e a quantidade adicionada de acordo com a intensidade desejada do perfume. Se quiser, adicione corante alimentício na cor da sua preferência.

Agora faça o difusor colocando essa mistura em uma garrafa ou qualquer recipiente com abertura. Pegue alguns palitos de churrasco, corte a pontinha e os disponha na garrafa, mantendo as pontas do lado de fora. Assim a madeira absorverá o líquido e espalhará o cheirinho pelo ambiente.

Faça sua própria essência

O mercado oferece uma grande gama de essências de todos os tipos, mas você pode economizar ainda mais se a fizer em casa. Há várias receitas bastante simples e naturais que você pode aproveitar.

Limão e alecrim

1/4 de maçã em fatias finas
1 limão pequeno em rodelas
1 galho pequeno de alecrim fresco
Água
1 pote de vidro
1 aparelho de fondue de cerâmica

Coloque a maçã, o limão e o alecrim no pote de vidro e despeje a água quente sobre eles. Acomode com cuidado o pote destampado no aparelho de fondue com a velinha acesa, ou use o próprio pote de cerâmica que vem com o aparelho no lugar do pote de vidro. Esse tipo não usa palitinhos, porque à medida que a mistura for aquecendo, a fragrância vai sendo liberada.

Dicas de decoração: use seu aromatizador para tornar o ambiente também mais bonito

A dica de decoração, nesse caso, é escolher garrafinhas ou potes que tenham a ver com o seu estilo: rústico, vintage, clássico, moderno etc. O aromatizador com palitinhos é um excelente presente, por isso vale a pena investir em um vidro especial.

O ideal é que a boca do recipiente seja pequena, para que o álcool não se dissipe rapidamente. Já se for gargalo for largo, fure a tampa do recipiente na largura dos palitos com um prego ou furadeira e encaixe-os ali.

Se o vidro for muito pequeno ou leve, cuidado para que os pauzinhos não pesem demais e acabem virando a mistura. Nesse caso, coloque pedrinhas de aquário no fundo do vidro, equilibrando o peso. Há pedrinhas coloridas que também colaboram para a decoração da casa.

Para transportar seu aromatizador cheio, faça uma bolacha de massinha de modelar ou EVA e a aplique na parte interna da tampa, fechando o vidro sem os palitos. Leve-os à parte.

Como escolher a fragrância

O aromatizador deve dar a sensação de limpeza, paz e harmonia, por isso cuidado com os aromas muito fortes, que podem incomodar pessoas alérgicas ou gerar dor de cabeça. Em casa, coloque-os nos locais mais amplos, onde os moradores não fiquem por muito tempo, evitando o contato contínuo com o aroma.

Banheiros e cozinhas também podem receber aromatizantes. Na cozinha, a dica de limpeza é escolher os aromas feitos à base frutas cítricas, que ajudam a anular o cheiro de fumaça e de gordura. Já no banheiro, os cheirinho de hortelã e pinho caem muito bem, lembrando o cheirinho das saunas. Nos lavabos, a lavanda fraquinha dá sensação de conforto e limpeza.
Quando a ideia é potencializar a sensação de relaxamento, como nos quartos e home teather, por exemplo, a camomila, que tem propriedades calmantes, é a essência mais indicada – ou o algodão, que lembra o cheirinho das roupas de bebê.

Gostou das nossas dicas de limpeza e de decoração? Então aproveite para deixar a sua casa com o seu aroma e ainda mais aconchegante!