Zamm Imoveis Campinas – Cuidados necessários ao assinar o contrato de compra e venda

Você encontrou o imóvel que deseja e o vendedor aceitou a sua proposta de preço. É hora de assinar o contrato de compra e venda do imóvel para oficializar a transação. Este é um momento em que vale a pena prestar muita atenção em todos os detalhes para que um bom negócio seja fechado. Quais são esses cuidados?
O contrato de compra e venda do imóvel é um documento que regula os detalhes da transação. Nele devem constar dados pessoais das partes envolvidas (RG, CPF, estado civil, cônjuge etc.), valores da transação, prazos, características do imóvel (dados do Registro de Imóveis, metragem, existência de garagens etc.), condições de pagamento, multas etc. Uma vez assinado por todas as partes, o negócio está fechado e é preciso cumprir as suas cláusulas.
Por isso, é muito importante que ele seja redigido de uma maneira clara e de fácil compreensão. As partes envolvidas precisam ler todos seus detalhes e entender muito bem todas as cláusulas. Em geral, as imobiliárias, como a Zamm Negócios Imobiliários, já possuem um modelo com essas características.
Caso algum item do contrato não esteja claro ou não esteja de acordo, ele pode ser alterado sem problemas, desde que as partes fiquem em acordo. Um contrato de compra e venda pode ter várias versões até que a definitiva esteja concluída e todos possam assiná-lo com total ciência das informações.
No contrato devem constar todas as condições do pagamento: à vista, em parcelas, detalhes da forma de financiamento etc. E é muito importante levantar todos os débitos do imóvel. É necessário checar se não há valores atrasados no pagamento do condomínio, IPTU, água, luz etc. Todos esses valores pendentes devem ser identificados e abatidos do valor total acordado. E esses dados devem ser incluídos no contrato.
Uma informação importante, que sempre deve constar, refere-se à posse do imóvel: quando as chaves serão entregues, se há moradores no imóvel e qual seu prazo para deixá-lo, quando será a posse definitiva (a imissão de posse) etc. Esses detalhes são muito importantes e merecem atenção especial.
Uma sugestão, em caso de dúvida, é consultar um advogado para avaliar se todas as cláusulas estão bem definidas e se os interesses das partes estão resguardados. Muita gente tem dificuldade em compreender as minúcias de um contrato. Por isso, se for o caso, procure um especialista.
Em caso de qualquer dúvida, o corretor também está à sua disposição para que tudo esteja muito bem esclarecido e um negócio satisfatório seja feito, sem transtornos para nenhuma das partes. Conte com a Zamm Negócios Imobiliários se for preciso.