Zamm Imoveis Campinas – VALE A PENA REFORMAR O IMÓVEL ANTES DE VENDÊ-LO?

Em geral, é muito conveniente reformar um imóvel antes de negociá-lo. Da mesma forma que muita gente capricha em deixar um carro bonito e com a manutenção em dia antes de vendê-lo para alcançar um valor mais alto, a mesma lógica se aplica ao segmento de imóveis. Mas, cuidado para não exagerar! Leia a seguir algumas dicas:

Imóvel reformado atrai mais a atenção
Quando alguém procura um imóvel pronto, naturalmente são visitados vários imóveis. Obviamente, aquele que estiver em melhores condições terá mais chances de ser escolhido. Imóveis em ótimo estado aguçam os sentidos de quem quer comprar e o negócio fica facilitado.

O que reformar?
Convém deixar um imóvel com a melhor aparência possível. Mas há itens que despertam mais a atenção de quem visita um imóvel, e eles merecem cuidados especiais. Paredes, por exemplo, devem estar bem pintadas e livres de rachaduras, infiltrações, manchas de mofo etc. Pisos e azulejos devem estar em ótimo estado, sem peças quebradas ou rachadas. Idem para fachada, muros e jardins das casas. Preste atenção também nas janelas (persianas, vidros, cortinas), que costumam ser observadas pelos potenciais compradores.

Não exagere nas reformas
Nessas horas, o maior risco é exagerar nas reformas, gastar demasiado, e tornar tão alto o valor do imóvel reformado que sua venda fique inviável. É preciso ir devagar: antes de reformar, faça uma estimativa dos gastos o mais precisa possível e avalie se há no mercado compradores dispostos a chegar ao valor que você planeja. Caso contrário, será prejuízo na certa.

Cuidado com as mudanças radicais
Muita gente, na ânsia de reformar com rapidez um imóvel, faz profundas alterações em sua distribuição de cômodos, derrubando paredes e unindo ambientes. Mudanças profundas só valem a pena caso os moradores as desejem para sua comodidade. Antes de vender um imóvel, é melhor que a reforma seja moderada e focada nos aspectos mais críticos.

Há mudanças que são bem-vindas
Instalar uma cobertura na garagem, uma varanda gourmet, aparelhos de ar-condicionado etc., podem ser melhorias não muito caras e que podem ser agregadas ao valor do imóvel. Fazendo as reformas com parcimônia, o investimento pode valer muito a pena.

Não altere a planta do imóvel
Algumas reformas são tão profundas que obrigam até a mudar a planta de um imóvel. Não vale a pena. Se você deseja vender um imóvel, quanto mais rápido ele for colocado à venda, melhor. Mudança na planta implicam em alterações em sua documentação, e isso pode cair na burocracia dos departamentos municipais, prejudicando o seu negócio.